Calor Intenso no Local de Trabalho: Entenda os Riscos e as Medidas de Prevenção

Imagem: Trabalhador da construção civil usando protetor solar e hidratando-se

O mês de fevereiro não está fácil para o trabalhador da construção civil, com muitos dias com temperatura muito acima da média para esse período. O Construmob está intensificando as inspeções de saúde e segurança do trabalho realizando visitas nas obras em Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra para verificar a situação nos canteiros.

Nesses momentos, o Sindicato também está cobrando das empresas protetor solar e uniformes, conforme cláusulas 19ª e 20ª da convenção coletiva de trabalho, verificando se há instalação de bebedouros nas plantas. O sindicato está sugerindo às empresas que coloquem ventiladores nos refeitórios e está aproveitando para fazer o recadastramento dos trabalhadores.

Os trabalhadores da construção civil são os profissionais que mais enfrentam os problemas trazidos pelo calor. Neste período, o uso do protetor solar evita queimaduras na pele e previne câncer de pele.

Segundo o diretor de Saúde e Segurança do Construmob, Cleiton Sabio, “ é obrigação das empresas oferecer condições de trabalho dignas. Se não tiver o mínimo, denuncie”, destaca.

Para se prevenir do calor intenso, é importante que as empresas forneçam água fresca potável, programem os trabalhos mais pesados em períodos mais amenos do dia, forneçam uniformes com tecidos que ofereçam conforto térmico, adequem processos, rotinas ou operações para evitar exposição elevada ao calor, alternem operações para diminuir exposição ao calor, adequem a ventilação nos ambientes de trabalho e forneçam protetor solar e outros equipamentos de segurança.

Além disso, as Cipas devem exigir o fornecimento de protetor solar e outros equipamentos, fiscalizar as condições de trabalho, propor medidas para amenizar os impactos de ondas de calor na saúde dos trabalhadores e tomar as medidas cabíveis frente ao descumprimento das normas.

Os trabalhadores também devem se prevenir usando protetor solar em todas as partes do corpo expostas ao sol, usar óculos escuros em trabalhos externos, hidratar-se mesmo sem sede e usar capacete com aba total e outros acessórios que protejam a cabeça, orelhas e pescoço.

Para mais informações sobre como se prevenir do calor intenso e sobre as normas de segurança do trabalho, você pode acessar os seguintes links:

Pós-graduação em Saúde e Segurança do Trabalho

Curso SEJA UM Supervisor de Segurança

Pós-graduação em Higiene e Segurança do Trabalho

Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho

fonte clique aqui

Imagem: Trabalhador da construção civil usando protetor solar e hidratando-se O mês de fevereiro não está fácil para o trabalhador da construção civil, com muitos dias com temperatura muito acima da média para esse período. O Construmob está intensificando as inspeções de saúde e segurança do trabalho realizando visitas nas obras em Santo André, Mauá,…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile