Concurso Degase 2025: Oportunidade de Carreira em Segurança Pública
Um concurso público altamente aguardado está prestes a ser lançado pelo Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro (Degase), oferecendo 515 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior.
A Assessoria Jurídica do Degase já concluiu a análise da minuta do edital e considerou o documento viável, desde que sejam seguidas as recomendações apontadas. Essa etapa reforça a iminência da publicação oficial, tornando o concurso Degase uma excelente oportunidade para quem deseja ingressar na área de segurança pública.
Inicialmente, o concurso estava previsto para oferecer 505 vagas. Contudo, a versão mais recente da minuta do edital apresenta uma nova quantidade: 515 vagas, o que representa um acréscimo de dez oportunidades.
A lista atualizada de cargos ainda não foi divulgada. Além das vagas imediatas, o Degase também criará um cadastro de reserva, que será utilizado ao longo do período de validade do concurso.
Vale lembrar que o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) já foi escolhido como responsável pela organização do concurso, ficando encarregado de gerir as inscrições e a aplicação das provas.
O cargo de agente socioeducativo do Degase terá grande destaque nesta seleção. Inicialmente, conforme o contrato com o Idecan, seriam oferecidas 423 vagas para a carreira. No entanto, devido ao aumento no número total de vagas do concurso, não está claro se o número de vagas para o cargo será alterado.
As vagas para a carreira estarão abertas tanto para homens quanto para mulheres. Para concorrer, será necessário ter formação superior em qualquer área.
A seleção contemplará diversos cargos dos níveis médio, técnico e superior de escolaridade. Segundo o termo de referência (TR) do concurso Degase, a relação completa dos cargos que serão oferecidos no certame é a seguinte:
Nível médio: Agente Administrativo
Nível técnico: Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Suporte e Comunicação em TI
Nível superior: Agente de Segurança Socioeducativa Feminina, Agente de Segurança Socioeducativa Masculina, Analista de Tecnologia da Informação, Assistente Social, Bibliotecário, Contador, Enfermeiro do Trabalho, Enfermeiro, Estatístico, Farmacêutico, Musicoterapeuta, Nutricionista, Odontólogo, Pedagogo, Professor de Educação Física, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional
No que tange às remunerações, os valores atuais são de R$4.575,06 para cargos dos níveis médio e médio/técnico e de R$5.382,68 para os de nível superior.
Conforme o TR, a estrutura de provas do concurso Degase será a seguinte: Prova objetiva, Prova discursiva, Avaliação de títulos, Curso de formação.
As provas objetivas serão compostas por 60 questões, distribuídas entre as disciplinas de Português, Informática, Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos. Já a avaliação discursiva será composta por uma redação.
Os aprovados e classificados no concurso Degase RJ serão contratados pelo regime estatutário, que assegura estabilidade no emprego, após três anos de estágio probatório.
Para se preparar para o concurso, é importante aproveitar os recursos oferecidos pela Degrau Cultural, como cursos presenciais, Degrau Live, cursos online, apostilas impressas, Degrau Questões e Projeto Passaporte para Aprovação.
Além disso, é fundamental buscar conhecimento em áreas como segurança do trabalho, que é um dos cargos oferecidos no concurso. Para isso, é possível realizar cursos de formação, como o Pós-graduação em Saúde e Segurança do Trabalho, Curso SEJA UM Supervisor de Segurança, Pós-graduação em Higiene e Segurança do Trabalho e Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.
fonte clique aqui
Um concurso público altamente aguardado está prestes a ser lançado pelo Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro (Degase), oferecendo 515 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior. A Assessoria Jurídica do Degase já concluiu a análise da minuta do edital e considerou o documento viável, desde que sejam…