Ensino médio profissionalizante abre mais 15 mil vagas: uma oportunidade para o futuro

O governo de Goiás está ampliando o atendimento na rede pública estadual com a abertura de mais 15 mil vagas em 29 cursos técnicos integrados ao ensino médio. As novas oportunidades serão ofertadas a partir de 2025 em parceria com Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Senac (Serviço Nacional do Comércio).

O objetivo é ampliar as chances de ingresso dos estudantes no mercado de trabalho. A coordenadora de Execução da Política de Educação Profissional da Seduc/GO, Telma Antônia Rodrigues Alves, explica que a modalidade inclui a formação geral básica do aluno, com carga horária de 1.800 horas, e o curso técnico, com até 1.200 horas.

Ao final dos três anos, o aluno receberá o diploma de ensino médio e de formação profissional juntos. Telma acrescenta que o trabalho em conjunto com o Sistema S representa um importante avanço para a rede estadual de ensino pela tradição e expertise das entidades no ensino profissionalizante.

Do total de vagas, 10.720 serão ofertadas em conjunto com o Senai e 5.024 nas unidades do Senac; outras vagas são em parceria com as secretarias da Retomada e de Ciência e Tecnologia e Inovação. O período de matrículas seguirá o calendário escolar da Seduc/GO, com previsão de início em novembro.

A parceria entre Seduc/GO e Sistema S (Senai e Senac) disponibilizará cursos técnicos de nível médio em 17 municípios: Alexânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Catalão, Ceres, Goiânia, Iporá, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Mineiros, Porangatu, Quirinópolis, Rio Verde, Senador Canedo e Trindade.

Os cursos técnicos ofertados pelo Senai incluem Automação Industrial, Eletromecânica, Eletrotécnica, Manutenção Automotiva, Manutenção de Máquinas Industriais, Mecânica, Me catrônica, Química, Vestuário, Desenvolvimento de Sistemas, Programação de Jogos Digitais, Redes de Computadores, Manutenção e Suporte em Informática, Alimentos, Edificações e Design Gráfico.

Já no Senac as opções serão Computação Gráfica, Informática, Inteligência Artificial, Administração, Comércio, Contabilidade, Logística, Marketing, Recursos Humanos, Secretariado, Agronegócio, Segurança do Trabalho e Computação Gráfica.

Para se tornar um especialista em segurança do trabalho, é importante buscar cursos de formação na área. Alguns exemplos incluem:

fonte clique aqui

O governo de Goiás está ampliando o atendimento na rede pública estadual com a abertura de mais 15 mil vagas em 29 cursos técnicos integrados ao ensino médio. As novas oportunidades serão ofertadas a partir de 2025 em parceria com Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Senac (Serviço Nacional do Comércio). O objetivo é…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile