Impactos da NR-1 para Empresas a Partir de 2026

Em 2026, as empresas brasileiras enfrentarão um novo desafio com a implementação da NR-1, que traz mudanças significativas para a saúde e segurança do trabalho. De acordo com o advogado Leonardo Rafael Fornara Lemos, a norma passará a exigir que o GRO e o PGR incluam riscos psicossociais, como estresse, assédio moral e burnout.

Essa regra atinge todas as empresas e órgãos públicos com trabalhadores CLT ou estatutários, e as empresas com RH e setor de SST terão adaptação mais fácil, enquanto outras poderão terceirizar ou capacitar equipes.

Os benefícios da atualização incluem a melhoria da cultura de segurança e a redução de custos com afastamentos. Já os desafios incluem custos de implementação e possível aumento de ações trabalhistas ligadas à saúde mental.

O advogado alertou que o descumprimento da NR-1 pode ser usado como fundamento em processos e elevar condenações. Embora entre em vigor em maio de 2026, a fiscalização será educativa no primeiro ano, com autuações somente a partir de 26 de maio de 2027.

Empresários podem buscar consultoria jurídica para garantir a correta adequação. Além disso, é fundamental que as empresas invistam em cursos de formação na área, como a Pós-graduação em Saúde e Segurança do Trabalho, Curso SEJA UM Supervisor de Segurança, Pós-graduação em Higiene e Segurança do Trabalho e Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, para capacitar seus profissionais e garantir a conformidade com a norma.

fonte clique aqui

Em 2026, as empresas brasileiras enfrentarão um novo desafio com a implementação da NR-1, que traz mudanças significativas para a saúde e segurança do trabalho. De acordo com o advogado Leonardo Rafael Fornara Lemos, a norma passará a exigir que o GRO e o PGR incluam riscos psicossociais, como estresse, assédio moral e burnout. Essa…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile