Informalidade: O Maior Vilão dos Acidentes de Trabalho

Desde o início do ano, já registramos quatro acidentes de trabalho de grande vulto em Alagoas, dois deles com vítimas fatais. Esses números alarmantes reforçam a necessidade de uma abordagem mais eficaz na prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) destaca o Brasil como um dos países com altos índices de acidentes de trabalho. De 2020 a 2024, Alagoas registrou 25.319 casos de acidentes de trabalho, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde.

O presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho de Alagoas, Harrison David Maia, enfatiza que a informalidade é a grande responsável por esses acidentes. Ele ressalta que, sem fiscalização adequada por parte das empresas, através da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) ou de profissionais técnicos de segurança, os acidentes tornam-se iminentes e crescentes.

Para combater esse problema, é fundamental que as empresas invistam em saúde e segurança do trabalho, não apenas por obrigação, mas também por reconhecer os benefícios que essa abordagem traz, como a redução de problemas judiciais e a manutenção da vida dos trabalhadores.

Existem várias opções de cursos e pós-graduações que podem ajudar os profissionais a se especializarem em segurança do trabalho, como a Pós-graduação em Saúde e Segurança do Trabalho, Curso SEJA UM Supervisor de Segurança, Pós-graduação em Higiene e Segurança do Trabalho e Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.

A falta de segurança no trabalho pode gerar custos inesperados para as empresas, incluindo danos à saúde e qualidade de vida dos trabalhadores, impacto na produção e desenvolvimento de obras, entre outros. A segurança do trabalho diminui a possibilidade de multas causadas pelo não cumprimento da legislação trabalhista e previne acidentes que podem ser onerosos ao processo produtivo.

Por fim, é essencial que as empresas priorizem a segurança do trabalho, investindo em treinamento, equipamentos de proteção individual (EPIs) e na implementação de normas de segurança para prevenir acidentes e garantir um ambiente de trabalho seguro para todos.

fonte clique aqui

Desde o início do ano, já registramos quatro acidentes de trabalho de grande vulto em Alagoas, dois deles com vítimas fatais. Esses números alarmantes reforçam a necessidade de uma abordagem mais eficaz na prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) destaca o Brasil como um dos países com altos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile