Segurança do Trabalho no Manejo Florestal: Um Desafio para o Desenvolvimento Sustentável

No dia 21 de março, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), por meio do Programa Trabalho Seguro, promoveu o Webnário “Segurança do Trabalho no Manejo Florestal”, realizado de forma virtual pela plataforma Google Meet.

A abertura do evento foi conduzida pelo desembargador Paulo Isan Coimbra da Silva Júnior, gestor regional do Programa Trabalho Seguro no TRT-8, que contextualizou o tema do evento, e pontuou que “precisamos colocar em prática ideias para adiar o fim do mundo e uma dessas ideias são o desenvolvimento sustentável e a bioeconomia, duas coisas que tem tudo a ver com o manejo florestal.”

Para garantir a segurança dos trabalhadores no manejo florestal, é fundamental investir em cursos de formação especializados, como o Pós-graduação em Saúde e Segurança do Trabalho, o Curso SEJA UM Supervisor de Segurança, o Pós-graduação em Higiene e Segurança do Trabalho e o Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Além disso, é essencial garantir os direitos trabalhistas desses profissionais, como destacou o desembargador Paulo Isan Coimbra da Silva Júnior: “Eu acredito que o problema não é a falta de leis, e sim, que devemos melhorar a qualidade dos documentos ambientais. O manejo florestal gera emprego, emprego que, em certa medida, tem um bom nível de remuneração. Os empregos verdes são atividades que cooperam com a recuperação climática, que tem a capacidade de nutrir o processo de transição justa, mas para ser justa ela não pode ser feita à custa da saúde e da vida dos trabalhadores.”

fonte clique aqui

No dia 21 de março, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), por meio do Programa Trabalho Seguro, promoveu o Webnário “Segurança do Trabalho no Manejo Florestal”, realizado de forma virtual pela plataforma Google Meet. A abertura do evento foi conduzida pelo desembargador Paulo Isan Coimbra da Silva Júnior, gestor regional do Programa…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile