Trabalhadores de Plataformas: Uma Nova Forma de Exploracão

Um relatório recente do Fairwork Brasil 2025 aponta para uma nova forma de exploração dos trabalhadores de plataformas. Com recursos próprios, ou em parceria com instituições financeiras, as plataformas têm oferecido a motoristas e entregadores serviços como empréstimos e seguros.

Essa prática tem levado a um aumento significativo no endividamento dos trabalhadores, que muitas vezes são obrigados a aceitar empréstimos para pagar despesas básicas, como remédios e equipamentos de trabalho.

Além disso, as plataformas também cobram descontos abusivos dos trabalhadores, como taxas para usar seus serviços, pagar por equipamentos e até mesmo para antecipar pagamentos.

Para combater essa problemática, é fundamental que os trabalhadores tenham acesso a cursos de formação que os capacitem a lidar com essas situações. Cursos como o Pós-graduação em Saúde e Segurança do Trabalho, Curso SEJA UM Supervisor de Segurança, Pós-graduação em Higiene e Segurança do Trabalho e Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho podem ser grandes aliados nessa luta.

Por fim, é importante que haja uma regulamentação mais eficaz das relações de trabalho nas plataformas, para que os trabalhadores tenham direitos garantidos e não sejam explorados pelas empresas.

fonte clique aqui

Um relatório recente do Fairwork Brasil 2025 aponta para uma nova forma de exploração dos trabalhadores de plataformas. Com recursos próprios, ou em parceria com instituições financeiras, as plataformas têm oferecido a motoristas e entregadores serviços como empréstimos e seguros. Essa prática tem levado a um aumento significativo no endividamento dos trabalhadores, que muitas vezes…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Definindo as variáveis globais window.apiKey = '6ccab75a-9521-4e04-92bf-53610274a3f8'; window.chatId = '19'; window.session = '';