Pauta Pelo Brasil Soberano: Desafios e Oportunidades para a Segurança do Trabalho na Indústria Petroleira

A categoria petroleira sempre esteve mobilizada na luta em defesa da Petrobrás e da exploração equilibrada do petróleo e gás natural no Brasil, garantindo o desenvolvimento da indústria nacional e a geração de mais e melhores empregos em nosso país.

Nossa luta, coordenada pela FUP e seus sindicatos, é também por uma transição energética justa, garantindo energia acessível aos brasileiros e brasileiras a um preço justo e a geração de empregos de qualidade.

Para que seja justa, a transição energética no Brasil precisa associar a descarbonização da matriz ao desenvolvimento de uma nova indústria verde, com adensamento produtivo nacional das cadeias de baixo carbono, gerando novos postos de trabalho com maior valor agregado.

Sabemos que os desafios dessa luta são enormes, pois os interesses do capital financeiro de curto prazo têm contaminado a atuação da Petrobrás.

Recentemente, a FUP apresentou a “Pauta pelo Brasil Soberano”, uma plataforma construída nos últimos anos e referendada nos encontros da categoria, pontuando temas de interesse do Brasil e da população brasileira.

Essa pauta inclui a retomada da empresa integrada, com atuação vertical em todo o território nacional, a criação de condições para a construção de uma Petrobrás 100% pública, a implementação de alterações nas Lei das Estatais, entre outros pontos.

Além disso, é fundamental que a Petrobrás avance em uma política de preços justos para os combustíveis, continue adotando como parâmetro para definição dos preços, não só o mercado internacional, mas também os custos e a sustentabilidade da indústria.

A Petrobrás deve ser a líder na transição energética justa brasileira, revitalizando o programa de biocombustíveis, com a preservação e o fortalecimento da PBio como comercializadora e integrando a produção de biocombustíveis a holding.

Para alcançar esses objetivos, é importante que os trabalhadores e trabalhadoras da indústria petroleira sejam capacitados e qualificados, com acesso a cursos de formação em áreas como saúde e segurança do trabalho, higiene e segurança do trabalho, engenharia de segurança do trabalho, entre outros.

Além disso, é fundamental que as empresas do setor petroleiro invistam em supervisão de segurança, garantindo que os trabalhadores e trabalhadoras tenham condições de trabalho seguras e saudáveis.

Para mais informações sobre como se tornar um supervisor de segurança eficaz, é possível acessar cursos de formação específicos.

Outras opções de cursos incluem pós-graduação em engenharia de segurança do trabalho, que visa formar profissionais capacitados para atuar em diferentes áreas da indústria petroleira.

fonte clique aqui

A categoria petroleira sempre esteve mobilizada na luta em defesa da Petrobrás e da exploração equilibrada do petróleo e gás natural no Brasil, garantindo o desenvolvimento da indústria nacional e a geração de mais e melhores empregos em nosso país. Nossa luta, coordenada pela FUP e seus sindicatos, é também por uma transição energética justa,…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Definindo as variáveis globais window.apiKey = '6ccab75a-9521-4e04-92bf-53610274a3f8'; window.chatId = '19'; window.session = '';