NR 17 – ERGONOMIA

NR 17 – ERGONOMIA

O documento NR 17 – ERGONOMIA, publicado pela Portaria MTb n.º 3.214, de 08 de junho de 1978, e atualizado pela Portaria MTPS n.º 3.751, de 23 de novembro de 1990, estabelece parâmetros para a adaptação das condições de trabalho aos trabalhadores, com o objetivo de proporcionar conforto, segurança e desempenho eficiente.

Adaptação das Condições de Trabalho

  • As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho.
  • Para avaliar a adaptação das condições de trabalho aos trabalhadores, o empregador deve realizar análise ergonômica do trabalho, abordando, no mínimo, as condições de trabalho, conforme estabelecido na Norma Regulamentadora.

Levantamento, Transporte e Descarga Individual de Materiais

  • O documento estabelece parâmetros para o levantamento, transporte e descarga individual de materiais, com vistas a salvaguardar a saúde e segurança dos trabalhadores.
  • Não deve ser exigido ou admitido o transporte manual de cargas por um trabalhador cujo peso seja suscetível de comprometer sua saúde ou segurança.
  • Todos os trabalhadores designados para o transporte manual regular de cargas devem receber treinamento ou instruções satisfatórias quanto aos métodos de trabalho que devem ser utilizados, com vistas a salvaguardar sua saúde e prevenir acidentes.

Acesse o documento completo para mais informações sobre as normas de ergonomia no trabalho. O documento é uma referência importante para os empresários e trabalhadores que desejam garantir a saúde e segurança no ambiente de trabalho.
Documento: nr-17-atualizada-2018

Quer saber mais sobre segurança do trabalho? Clique aqui



Este post foi gerado pela utilizando a inteligência artificial do dicas.link

NR 17 – ERGONOMIA O documento NR 17 – ERGONOMIA, publicado pela Portaria MTb n.º 3.214, de 08 de junho de 1978, e atualizado pela Portaria MTPS n.º 3.751, de 23 de novembro de 1990, estabelece parâmetros para a adaptação das condições de trabalho aos trabalhadores, com o objetivo de proporcionar conforto, segurança e desempenho…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Definindo as variáveis globais window.apiKey = '6ccab75a-9521-4e04-92bf-53610274a3f8'; window.chatId = '19'; window.session = '';