Saúde Mental no Trabalho: Um Novo Paradigma para as Empresas

A inclusão da saúde mental no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é um marco importante para a segurança e saúde no trabalho no Brasil. Com a alteração da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), as empresas passam a ser obrigadas a incluir os riscos psicossociais em seus programas de prevenção, considerando condições que afetam o bem-estar psicológico e social dos empregados.

Para atender a essa nova norma, as empresas devem incorporar esses riscos ao PGR, identificar os fatores psicossociais, avaliar sua probabilidade e gravidade, definir medidas de prevenção e monitorar continuamente sua eficácia, com revisão periódica. A execução exige atuação conjunta de Recursos Humanos, Saúde e Segurança do Trabalho, lideranças e especialistas.

É fundamental que as empresas invistam em cursos de formação na área de saúde e segurança do trabalho, como a Pós-graduação em Saúde e Segurança do Trabalho, Curso SEJA UM Supervisor de Segurança, Pós-graduação em Higiene e Segurança do Trabalho e Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, para capacitar seus profissionais e garantir o cumprimento das normas de segurança e saúde no trabalho.

A adequação à norma evita penalidades e favorece a redução de absenteísmo, rotatividade e custos com saúde, além de melhorar o clima organizacional. Para os trabalhadores, representa maior proteção e reconhecimento da saúde psicológica como parte essencial da segurança laboral.

fonte clique aqui

A inclusão da saúde mental no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é um marco importante para a segurança e saúde no trabalho no Brasil. Com a alteração da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), as empresas passam a ser obrigadas a incluir os riscos psicossociais em seus programas de prevenção, considerando condições que afetam o…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile