Vistoria do MPT em Frigorífico Revela Irregularidades e Riscos à Saúde dos Trabalhadores

Uma força-tarefa coordenada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) realizou uma vistoria em um frigorífico em Marau, no Rio Grande do Sul, e encontrou diversas irregularidades e riscos à saúde dos trabalhadores.

Para garantir a segurança e a saúde no ambiente de trabalho, é fundamental que as empresas invistam em Pós-graduação em Saúde e Segurança do Trabalho e Pós-graduação em Higiene e Segurança do Trabalho, além de Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Curso SEJA UM Supervisor de Segurança, para capacitar seus funcionários e gestores.

A vistoria identificou problemas de segurança de máquinas e procedimentos industriais, gestão de risco insuficiente e riscos ergonômicos no setor produtivo, além de irregularidades na gestão dos processos de saúde.

Foram diagnosticados 17.661 casos de subnotificação de acidente de trabalho e várias irregularidades na gestão dos processos de saúde, incluindo a aceitação de atestados médicos condicionada à apresentação de receita para medicamentos ou nota fiscal de compra.

A empresa também não vinha elaborando de modo adequado as Análises Ergonômicas do Trabalho (AETs) de todos os postos, sendo que as poucas apresentadas são datadas de 2019, não abrangendo modificações realizadas posteriormente no processo produtivo.

Além disso, foram identificadas linhas de produção com ausência de fluxos, ritmo intenso, grande frequência de movimentos e carregamento manual de carga ocasionando sobrecarga aos trabalhadores – não mitigados pela política de rodízios, realizada de modo inapropriado.

Foram constatadas também, no maquinário da empresa, diversas violações da Norma Regulamentadora (NR) 12, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) emergencial foi assinado com a empresa para sanar de imediato as situações emergenciais.

fonte clique aqui

Uma força-tarefa coordenada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) realizou uma vistoria em um frigorífico em Marau, no Rio Grande do Sul, e encontrou diversas irregularidades e riscos à saúde dos trabalhadores. Para garantir a segurança e a saúde no ambiente de trabalho, é fundamental que as empresas invistam em Pós-graduação em Saúde e Segurança…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile