Calor Extremo no Trabalho: Um Desafio à Saúde
Calor extremo no trabalho afeta saúde a curto e longo prazo. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, mais de 5 mil pessoas já procuraram atendimento médico em unidades do SUS em razão do calor excessivo nos dois primeiros meses do ano.
Os profissionais mais afetados são aqueles com vínculos informais de trabalho, especialmente entregadores e vendedores ambulantes, que dependem dos horários de maior movimento. Além da atividade desenvolvida, outro fator importante para compreender a situação de vulnerabilidade a que os trabalhadores estão submetidos é a idade, já que idosos, assim como crianças, são mais suscetíveis a problemas em decorrência do calor intenso.
Para enfrentar o calor intenso, a hidratação constante e o uso de toalha úmida são recomendados. Além disso, é fundamental buscar áreas cobertas e ventiladas, usar chapéus o tempo inteiro e reconhecer o momento de encerrar a atividade para buscar ajuda.
Para profissionais que desejam se especializar em segurança do trabalho, existem cursos de formação como a Pós-graduação em Saúde e Segurança do Trabalho, Curso SEJA UM Supervisor de Segurança, Pós-graduação em Higiene e Segurança do Trabalho e Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.
fonte clique aqui
Calor extremo no trabalho afeta saúde a curto e longo prazo. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, mais de 5 mil pessoas já procuraram atendimento médico em unidades do SUS em razão do calor excessivo nos dois primeiros meses do ano. Os profissionais mais afetados são aqueles com vínculos informais de trabalho,…