Desenvolvendo um Plano de Saúde Mental para Trabalhadores: Um Guia para Empresas
A saúde mental dos trabalhadores é cada vez mais debatida dentro das empresas e ganhou tema central ao ser exigido legalmente que medidas práticas sejam adotadas dentro do mundo corporativo para mitigar esse problema. Com a atualização da Norma Regulamentadora 1 (NR-1), em agosto de 2024, as empresas devem se adequar para desenvolver um plano de saúde mental para trabalhadores.
De acordo com o psicólogo e consultor de desenvolvimento humano, Caio Fábio de Souza Martins, as mudanças devem permear cada etapa, desde o recrutamento até a liderança. O departamento de Recursos Humanos deve ser mais atento ao tipo de profissional selecionado e não contratar apenas por contratar, mas sim ter ciência de que, ao aceitarem um funcionário, passam a ser responsáveis pela segurança do mesmo, não apenas física, mas também mental.
Além disso, as empresas devem elaborar um plano que contemple estratégias de redução e prevenção de danos, com a ajuda de um consultor de segurança do trabalho e um psicólogo organizacional. É importante manter um registro ativo de todas as ações, estudos e melhorias implementadas, de modo a poder apresentá-las às autoridades em eventuais auditorias.
Para se adequar às novas exigências, as empresas podem investir em cursos de formação na área, como a Pós-graduação em Saúde e Segurança do Trabalho, Curso SEJA UM Supervisor de Segurança, Pós-graduação em Higiene e Segurança do Trabalho e Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.
fonte clique aqui
A saúde mental dos trabalhadores é cada vez mais debatida dentro das empresas e ganhou tema central ao ser exigido legalmente que medidas práticas sejam adotadas dentro do mundo corporativo para mitigar esse problema. Com a atualização da Norma Regulamentadora 1 (NR-1), em agosto de 2024, as empresas devem se adequar para desenvolver um plano…