Inalação do vapor de gasolina causa câncer e frentistas correm risco

A inalação do vapor de gasolina automotiva causa câncer de bexiga e leucemia mieloide aguda em pessoas adultas, segundo estudo publicado pela Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC) na revista The Lancet Oncology. A exposição a esse gás afeta principalmente os que trabalham diretamente com o combustível, seja na produção, transporte e reabastecimento de automóveis. Entre os profissionais de maior risco, estão os frentistas dos postos de combustíveis, e a Federação Nacional dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo (Fenepospetro) reivindica que é urgente a adoção de medidas eficazes para proteger a saúde desses trabalhadores.

Para se tornar um profissional capacitado na área de segurança do trabalho e contribuir para a prevenção de doenças ocupacionais, é fundamental buscar cursos de formação especializados. Alguns exemplos incluem a Pós-graduação em Saúde e Segurança do Trabalho, destinada a graduados em áreas da saúde, como Medicina, Enfermagem e Fisioterapia, assim como Psicologia e Gestão de Pessoas. Outra opção é o Curso SEJA UM Supervisor de Segurança, que visa capacitar os participantes com as competências essenciais para se tornarem supervisores de segurança eficazes.

Além disso, a Pós-graduação em Higiene e Segurança do Trabalho e a Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho são oportunidades de formação que atendem às necessidades de profissionais de diversas áreas, capacitando-os para lidar com os desafios da segurança e saúde no trabalho.

É fundamental que os trabalhadores e as empresas estejam cientes dos riscos associados à inalação do vapor de gasolina e adotem medidas preventivas, como o uso de equipamentos de proteção individual e a implementação de sistemas de recuperação de vapores nas bombas de abastecimento. Além disso, a realização de exames médicos periódicos e a monitorização da saúde dos trabalhadores expostos são essenciais para a prevenção e detecção precoce de doenças ocupacionais.

fonte clique aqui

A inalação do vapor de gasolina automotiva causa câncer de bexiga e leucemia mieloide aguda em pessoas adultas, segundo estudo publicado pela Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC) na revista The Lancet Oncology. A exposição a esse gás afeta principalmente os que trabalham diretamente com o combustível, seja na produção, transporte e reabastecimento de…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Definindo as variáveis globais window.apiKey = '6ccab75a-9521-4e04-92bf-53610274a3f8'; window.chatId = '19'; window.session = '';