NR-1: Integração entre RH e Contabilidade para Evitar Multas
A NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas. As novas regras exigem que as empresas incluam riscos psicossociais no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Isso significa que as empresas devem monitorar indicadores, avaliar riscos psicossociais e adotar medidas preventivas para reduzir ou eliminar fatores de adoecimento no ambiente profissional.
Para se preparar, as empresas devem mapear seus riscos, revisar políticas internas, oferecer treinamentos e integrar as informações de SST ao eSocial de maneira coerente e precisa. Além disso, é fundamental que as empresas invistam em cursos de formação na área, como a Pós-graduação em Saúde e Segurança do Trabalho, Curso SEJA UM Supervisor de Segurança, Pós-graduação em Higiene e Segurança do Trabalho e Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.
A implementação do GRO e do PGR exige que o RH monitore indicadores, avalie riscos psicossociais e adote medidas preventivas para reduzir ou eliminar fatores de adoecimento no ambiente profissional. Já a contabilidade, além de identificar atestados com CID relacionados a doenças ocupacionais ou afastamentos frequentes e sinalizar o RH para investigar as causas, também deve cruzar essas informações com os impactos financeiros e tributários, ajustando o planejamento de custos e prevenindo passivos trabalhistas.
fonte clique aqui
A NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas. As novas regras exigem que as empresas incluam riscos psicossociais no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Isso significa que as empresas devem monitorar indicadores, avaliar riscos psicossociais e adotar medidas preventivas para reduzir ou…