Saúde Mental no Trabalho: Além do Mindfulness
A saúde mental no trabalho é um tema cada vez mais relevante, especialmente com o aumento dos transtornos mentais como principal causa de afastamentos do trabalho. No entanto, a abordagem muitas vezes se limita a soluções superficiais, como o oferecimento de aplicativos de mindfulness ou salas de descompressão, sem enfrentar as raízes dos problemas.
A atualização da Norma Regulamentadora 01 (NR-1) inclui os riscos psicossociais como responsabilidade das empresas, mas sua implementação pode ser problemática sem uma definição clara do que constitui esses riscos e como mapeá-los ou atuar sobre eles.
O caso da Prefeitura de São Paulo ilustra esses desafios, com a criação da Rede SOMOS, um programa destinado a promover a saúde mental dos servidores, mas que enfrenta limites e potenciais armadilhas, como a falta de autonomia para intervir em processos de trabalho nocivos à saúde mental.
Para uma abordagem eficaz, é fundamental a participação ativa dos trabalhadores e seus representantes na construção, implementação e avaliação de ações de saúde mental, focando na transformação das condições e organização do trabalho, em vez de apenas medidas individuais.
Além disso, é crucial considerar a formação e capacitação de profissionais na área de saúde e segurança do trabalho, através de cursos como Pós-graduação em Saúde e Segurança do Trabalho, Curso SEJA UM Supervisor de Segurança, Pós-graduação em Higiene e Segurança do Trabalho e Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, para garantir que as necessidades de saúde mental no trabalho sejam adequadamente atendidas.
fonte clique aqui
A saúde mental no trabalho é um tema cada vez mais relevante, especialmente com o aumento dos transtornos mentais como principal causa de afastamentos do trabalho. No entanto, a abordagem muitas vezes se limita a soluções superficiais, como o oferecimento de aplicativos de mindfulness ou salas de descompressão, sem enfrentar as raízes dos problemas. A…