Série Especial do Bem na Pauta: Entendendo a NR-1 e a Gestão de Riscos Psicossociais
Em janeiro, o Bem na Pauta traz um tema que está movimentando as empresas em todo o Brasil: a atualização da primeira Norma Regulamentadora, a NR‑1. De acordo com a mudança, a partir de 2026, todas as empresas devem realizar a gestão dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho.
Agora, o Ministério do Trabalho passa a fiscalizar como as organizações estão tratando esses riscos — que envolvem fatores como estresse, sobrecarga e assédio — e a forma como o trabalho é organizado e conduzido no dia a dia. A nova exigência representa um marco na história da segurança do trabalho no país, mas o que motivou essa mudança? Por que ela acontece agora? E o que as empresas precisam fazer para demonstrar que estão cumprindo a norma?
Para entender melhor essas questões e como as empresas podem se adequar à NR-1, é fundamental investir na formação de profissionais capacitados. Existem vários cursos de formação na área de segurança do trabalho que podem ajudar, como a Pós-graduação em Saúde e Segurança do Trabalho, destinada a graduados em áreas da saúde, e o Curso SEJA UM Supervisor de Segurança, que ensina as competências essenciais para se tornar um supervisor de segurança eficaz.
Além disso, a Pós-graduação em Higiene e Segurança do Trabalho e a Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho são opções valiosas para aqueles que buscam uma formação técnica sólida na área.
Assista à série especial do Bem na Pauta “Saúde Mental no Trabalho” para entender melhor como as empresas podem se adequar à NR-1 e promover um ambiente de trabalho saudável e seguro.
fonte clique aqui
Em janeiro, o Bem na Pauta traz um tema que está movimentando as empresas em todo o Brasil: a atualização da primeira Norma Regulamentadora, a NR‑1. De acordo com a mudança, a partir de 2026, todas as empresas devem realizar a gestão dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho. Agora, o Ministério do Trabalho passa…