Saúde Mental no Trabalho: O Novo Desafio das Empresas
A partir de 25 de maio, todas as empresas que atuam em território nacional terão de adotar medidas de prevenção, avaliar os riscos psicossociais e oferecer suporte adequado para apoiar a saúde mental de seus colaboradores. É o que exige a Norma Regulamentadora 1 (NR-1), aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em agosto de 2024.
A nova regra tem como objetivo prevenir atitudes que favoreçam o desenvolvimento do estresse excessivo e outros transtornos mentais, como assédio moral, conflitos interpessoais, cobranças e metas desproporcionais, falta de autonomia e suporte e longas jornadas de trabalho.
Para auxiliar as organizações a se adequarem à regra e desenvolverem um ambiente saudável aos colaboradores, é fundamental investir em Pós-graduação em Saúde e Segurança do Trabalho, Curso SEJA UM Supervisor de Segurança, Pós-graduação em Higiene e Segurança do Trabalho e Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.
A It’sSeg elencou quatro dicas essenciais para as empresas: treinamento e capacitação para lideranças humanizadas, diagnóstico e monitoramento contínuo, ambiente de segurança psicológica e programas de apoio e reabilitação.
De acordo com Marlene Capel, diretora da B2P, consultoria especializada no acompanhamento e gestão de funcionários afastados por razões médicas, da It’sSeg, cumprir a determinação da NR-1 não é atender somente a exigência legal, já que a prática gera benefícios diretos aos resultados das empresas.
fonte clique aqui
A partir de 25 de maio, todas as empresas que atuam em território nacional terão de adotar medidas de prevenção, avaliar os riscos psicossociais e oferecer suporte adequado para apoiar a saúde mental de seus colaboradores. É o que exige a Norma Regulamentadora 1 (NR-1), aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em agosto…