A Importância da Saúde Mental no Ambiente de Trabalho
Até alguns anos, falar sobre saúde mental no ambiente corporativo era algo incomum. No entanto, com o passar do tempo, essa percepção mudou, e o tema tornou-se central no mundo corporativo, impulsionado pelo alarmante aumento de afastamentos pelo INSS devido a transtornos psicológicos.
Dados recentes apontam um crescimento superior a 400% nesses afastamentos, o que levou as autoridades a direcionarem maior atenção aos riscos psicossociais no ambiente de trabalho.
Como resposta a essa preocupação crescente, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) revisou a Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que, a partir de maio, exigirá que as empresas adotem medidas concretas para prevenir e mitigar impactos à saúde mental dos empregados.
Para entender melhor como as doenças mentais se tornaram uma preocupação no ambiente de trabalho e como as empresas podem lidar com esse desafio, é fundamental buscar conhecimento especializado. Existem vários cursos e pós-graduações que abordam a saúde e segurança do trabalho, como a Pós-graduação em Saúde e Segurança do Trabalho, destinada a graduados em áreas da saúde, como Medicina, Enfermagem e Fisioterapia, assim como Psicologia e Gestão de Pessoas.
Além disso, cursos como o Curso SEJA UM Supervisor de Segurança podem ajudar a desenvolver competências essenciais para se tornar um supervisor de segurança eficaz, enquanto a Pós-graduação em Higiene e Segurança do Trabalho e a Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho oferecem uma formação técnica mais aprofundada para atender às exigências de instituições públicas e privadas.
fonte clique aqui
Até alguns anos, falar sobre saúde mental no ambiente corporativo era algo incomum. No entanto, com o passar do tempo, essa percepção mudou, e o tema tornou-se central no mundo corporativo, impulsionado pelo alarmante aumento de afastamentos pelo INSS devido a transtornos psicológicos. Dados recentes apontam um crescimento superior a 400% nesses afastamentos, o que…