A Luta das Trabalhadoras: Desafios e Avanços na Licença Menstrual

Imagine enfrentar dores intensas e desconforto durante o ciclo menstrual, mas não ter o apoio necessário no ambiente de trabalho. Essa é a realidade de muitas trabalhadoras brasileiras, que sofrem com a falta de regulamentação federal sobre a licença menstrual. A legislação trabalhista atual não prevê normas específicas para facilitar o retorno ao trabalho para as mulheres que enfrentam dores intensas durante o ciclo.

Algumas empresas adotam políticas internas de flexibilização, oferecendo licenças menstruais ou home office, mas essas medidas são voluntárias e não universais. A Câmara dos Deputados tem projetos de lei que propõem três dias de licença menstrual remunerada por mês, mas ainda não foram aprovados.

Para avançar na legislação menstrual, é crucial reconhecer oficialmente as necessidades menstruais e promover um ambiente de trabalho mais inclusivo. Isso pode ser alcançado por meio da educação e conscientização sobre a importância da saúde menstrual e da necessidade de apoio às trabalhadoras.

Além disso, é fundamental que as empresas e organizações ofereçam treinamentos e cursos sobre saúde e segurança do trabalho, como o Pós-graduação em Saúde e Segurança do Trabalho, para capacitar profissionais a lidar com essas questões de forma eficaz.

Outros cursos, como o Curso SEJA UM Supervisor de Segurança, Pós-graduação em Higiene e Segurança do Trabalho e Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, também podem ser úteis para profissionais que desejam se especializar em segurança do trabalho e saúde ocupacional.

fonte clique aqui

Imagine enfrentar dores intensas e desconforto durante o ciclo menstrual, mas não ter o apoio necessário no ambiente de trabalho. Essa é a realidade de muitas trabalhadoras brasileiras, que sofrem com a falta de regulamentação federal sobre a licença menstrual. A legislação trabalhista atual não prevê normas específicas para facilitar o retorno ao trabalho para…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Definindo as variáveis globais window.apiKey = '6ccab75a-9521-4e04-92bf-53610274a3f8'; window.chatId = '19'; window.session = '';