A Saúde Mental no Ambiente de Trabalho: Um Desafio Crescente
A promoção de ambientes de trabalho seguros e saudáveis é uma temática que vem mobilizando organizações, entidades e poder público, especialmente em razão do aumento expressivo dos afastamentos por problemas de saúde mental no país. De acordo com dados do Ministério do Trabalho (MPT) e do Escritório da Organização Nacional do Trabalho (OIT), foi registrada uma alta de 134% em afastamentos de trabalhadores por esse motivo, entre 2022 e 2024.
Segundo o Ministério da Previdência, em 2024, 472.328 mil pessoas foram afastadas do trabalho e passaram a receber benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) devido a transtornos mentais. Entre os principais motivos de afastamento estão: reações ao estresse (28,6%), ansiedade (27,4%), episódios depressivos (25,1%) e depressão recorrente (8,46%).
Para lidar com essa questão, é fundamental que as empresas invistam em programas de bem-estar e saúde mental, oferecendo apoio psicológico gratuito para os colaboradores, criando comitês internos de bem-estar e abrindo canais de denúncia. Além disso, é importante que os trabalhadores busquem por cursos e capacitações que os ajudem a lidar com o estresse e a ansiedade no ambiente de trabalho.
Existem vários cursos e capacitações disponíveis que podem ajudar os trabalhadores a lidar com essas questões, como o Pós-graduação em Saúde e Segurança do Trabalho, o Curso SEJA UM Supervisor de Segurança, o Pós-graduação em Higiene e Segurança do Trabalho e o Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.
fonte clique aqui
A promoção de ambientes de trabalho seguros e saudáveis é uma temática que vem mobilizando organizações, entidades e poder público, especialmente em razão do aumento expressivo dos afastamentos por problemas de saúde mental no país. De acordo com dados do Ministério do Trabalho (MPT) e do Escritório da Organização Nacional do Trabalho (OIT), foi registrada…