Entenda as Regras de Periculosidade no Trabalho e Proteja seus Direitos
O aumento das contratações temporárias no Natal movimenta o mercado de trabalho, com muitas vagas exigindo o pagamento do adicional de periculosidade. Esse adicional é um direito trabalhista previsto na CLT para profissionais expostos a atividades com risco acentuado, como inflamáveis, explosivos, energia elétrica ou situações de violência física.
Para entender melhor sobre o assunto, é importante buscar cursos de formação na área, como a Pós-graduação em Saúde e Segurança do Trabalho, que destina-se a graduados em áreas da saúde e outras, ou o Curso SEJA UM Supervisor de Segurança, que ensina as competências essenciais para se tornar um supervisor de segurança eficaz.
Além disso, a Pós-graduação em Higiene e Segurança do Trabalho e a Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho são opções para quem busca se especializar na área.
O adicional de periculosidade corresponde a 30% do salário-base do empregado e deve ser pago enquanto houver exposição ao risco. As empresas devem redobrar a atenção e revisar laudos técnicos de segurança, políticas internas e práticas operacionais para mitigar riscos e prevenir a formação de passivos trabalhistas.
fonte clique aqui
O aumento das contratações temporárias no Natal movimenta o mercado de trabalho, com muitas vagas exigindo o pagamento do adicional de periculosidade. Esse adicional é um direito trabalhista previsto na CLT para profissionais expostos a atividades com risco acentuado, como inflamáveis, explosivos, energia elétrica ou situações de violência física. Para entender melhor sobre o assunto,…