Saúde Mental no Trabalho: O Novo Paradigma das Empresas
A saúde mental no trabalho deixou de ser um diferencial para se tornar uma exigência legal. Com a entrada em vigor da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) em maio de 2025, todas as empresas brasileiras, independentemente do porte ou setor, devem avaliar e gerenciar riscos psicossociais em seus ambientes de trabalho.
A lista de riscos psicossociais inclui estresse, burnout, assédio e sobrecarga emocional, fatores que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), já custam 12 bilhões de dias de trabalho e US$ 1 trilhão por ano à economia global. No Brasil, o alerta é ainda mais claro: metade dos profissionais já pediu demissão por falta de incentivo ao bem-estar, e 89% afirmam que só aceitariam vagas em empresas que priorizam a saúde mental.
Para se adequar a essa nova realidade, as empresas têm até 2026 para implementar as mudanças necessárias. O primeiro ano de implementação é educativo, mas a partir de maio de 2026, o descumprimento poderá gerar multas e autuações.
Investir em bem-estar corporativo compensa: 82% das empresas que adotam programas estruturados relatam retorno positivo, com produtividade até 20% maior e redução de 19% no absenteísmo. Para apoiar líderes, gestores de RH e empreendedores nessa transição, é fundamental buscar conhecimento e capacitação em saúde e segurança do trabalho.
Existem vários cursos e pós-graduações que podem ajudar nesse processo, como a Pós-graduação em Saúde e Segurança do Trabalho, a Curso SEJA UM Supervisor de Segurança, a Pós-graduação em Higiene e Segurança do Trabalho e a Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Esses cursos oferecem conhecimentos essenciais para gerenciar riscos psicossociais e criar ambientes de trabalho saudáveis e produtivos.
Além disso, eventos como o Congresso “Empresas que Cuidam, Culturas que Prosperam” são fundamentais para debater a saúde mental nas empresas e encontrar soluções práticas para implementar a NR-1. O congresso será realizado em Belo Horizonte e contará com a presença de especialistas na área, que discutirão temas como assédio, riscos psicossociais, segurança psicológica e liderança consciente.
fonte clique aqui
A saúde mental no trabalho deixou de ser um diferencial para se tornar uma exigência legal. Com a entrada em vigor da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) em maio de 2025, todas as empresas brasileiras, independentemente do porte ou setor, devem avaliar e gerenciar riscos psicossociais em seus ambientes de trabalho. A lista de riscos…