Saúde Mental no Trabalho: Um Investimento para o Futuro

Nos últimos anos, temos observado um alarmante crescimento dos afastamentos do trabalho devido a problemas de saúde mental. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registra ano após ano um aumento no número de trabalhadores que, diante do adoecimento psíquico, acabam incapacitados não apenas para o trabalho, mas também para a convivência social e outras dimensões da vida.

A recente atualização da Norma Regulamentadora 1 (NR-1) do Ministério do Trabalho reforça a necessidade de incluir em seus Programas de Gerenciamento de Riscos (PGR) a identificação de riscos ocupacionais relacionados à saúde mental. Para profissionais que desejam se especializar nessa área, existem cursos como a Pós-graduação em Saúde e Segurança do Trabalho, destinada a graduados em áreas da saúde, como Medicina, Enfermagem e Fisioterapia, assim como Psicologia e Gestão de Pessoas.

Além disso, o Curso SEJA UM Supervisor de Segurança oferece competências essenciais para se tornar um supervisor de segurança eficaz, enquanto a Pós-graduação em Higiene e Segurança do Trabalho e a Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho são focadas na capacitação de profissionais para atender à crescente demanda do mercado por mão de obra especializada.

Diante desse cenário, é fundamental que as empresas se tornem espaços que promovam a saúde emocional. Ações como a criação de ambientes mais acolhedores, a implementação de políticas de prevenção ao adoecimento mental e o incentivo a práticas de autocuidado são passos essenciais para garantir que o trabalhador se sinta valorizado e respeitado.

fonte clique aqui

Nos últimos anos, temos observado um alarmante crescimento dos afastamentos do trabalho devido a problemas de saúde mental. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registra ano após ano um aumento no número de trabalhadores que, diante do adoecimento psíquico, acabam incapacitados não apenas para o trabalho, mas também para a convivência social e outras…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile