Segurança no Trabalho: Um Investimento na Vida e no Futuro
Imagine um ambiente de trabalho onde a segurança não é apenas uma preocupação, mas uma cultura. Um lugar onde os trabalhadores se sentem valorizados e protegidos, e onde a eficiência e a produtividade são resultado direto da segurança no trabalho.
Essa é a visão do OGMO (Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalhador Portuário e Avulso do Porto Organizado de Paranaguá), que realizou a 24ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário (SIPATP 2025). Com o tema “Segurança não atrasa o trabalho, acelera a vida”, a programação contou com palestras e dinâmicas, entre outras atividades, para enfatizar a importância da segurança no trabalho.
Para se tornar um especialista em segurança do trabalho, é fundamental investir em cursos de formação, como a Pós-graduação em Saúde e Segurança do Trabalho, destinada a graduados em áreas da saúde, ou o Curso SEJA UM Supervisor de Segurança, que visa desenvolver as competências essenciais para se tornar um supervisor de segurança eficaz.
Além disso, a Pós-graduação em Higiene e Segurança do Trabalho e a Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho são opções para aqueles que desejam se especializar em higiene e segurança do trabalho ou engenharia de segurança do trabalho.
A diretora-executiva do OGMO Paranaguá, Shana Carolina Bertol, destacou a importância da SIPATP, afirmando que “Iniciativas como a SIPATP têm papel decisivo na prevenção de acidentes, na promoção de práticas seguras e no fortalecimento da cultura de segurança no porto. Investir em segurança é investir na vida, na eficiência das operações e no futuro sustentável da atividade portuária”.
A coordenadora de saúde e segurança do OGMO, Cristina Gouvêa, também enfatizou a importância da abordagem dos temas para os cerca de 500 participantes, destacando que “Falamos sobre diversidade, algo muito importante no ambiente de trabalho, porque somos diversos. Essa semana tivemos vários temas importantes, como saúde mental, primeiros socorros, também sobre cultura de segurança”.
Os trabalhadores portuários aprovaram a iniciativa, como a auxiliar administrativa na empresa Centro Sul, Kethellyn Moura, que considerou a semana como “enriquecedora”, e o líder de Qualidade na empresa Marcon, Lawrence Morato, que destacou a importância da SIPATP como uma oportunidade de aprender mais sobre a segurança no trabalho.
fonte clique aqui
Imagine um ambiente de trabalho onde a segurança não é apenas uma preocupação, mas uma cultura. Um lugar onde os trabalhadores se sentem valorizados e protegidos, e onde a eficiência e a produtividade são resultado direto da segurança no trabalho. Essa é a visão do OGMO (Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalhador…