nr-15-anexo-02
NR 15 – Anexo N.º 2: Limites de Tolerância para Ruídos de Impacto
O NR 15, anexo N.º 2, estabelece os limites de tolerância para ruídos de impacto em atividades e operações insalubres. O documento define que o ruído de impacto é aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a 1 segundo, a intervalos superiores a 1 segundo.
Níveis de Tolerância
- O limite de tolerância para ruído de impacto será de 130 dB (linear);
- Em caso de não se dispor de medidor do nível de pressão sonora com circuito de resposta para impacto, o limite de tolerância será de 120 dB(C).
Risco Grave e Iminente
As atividades ou operações que exponham os trabalhadores, sem proteção adequada, a níveis de ruído de impacto superiores a 140 dB(LINEAR) ou superiores a 130 dB(C), oferecerão risco grave e iminente.
É importante lembrar que a exposição a ruídos de impacto pode causar danos auditivos permanentes e graves, além de outros problemas de saúde. Por isso, é fundamental respeitar os limites de tolerância estabelecidos neste anexo do NR 15.
Conclusão
O NR 15 – Anexo N.º 2 é uma referência importante para as atividades e operações insalubres, estabelecendo limites de tolerância para ruídos de impacto e alertando sobre o risco grave e iminente que essas exposições podem causar.
Referências
Fonte do texto: nr-15-anexo-02 Fonte do texto: nr-15-anexo-02
Quer saber mais sobre segurança do trabalho? Clique aqui
Esse artigo é um resumo da NR, e foi gerado automaticamente utilizando a inteligência artificial do dicas.link
NR 15 – Anexo N.º 2: Limites de Tolerância para Ruídos de Impacto O NR 15, anexo N.º 2, estabelece os limites de tolerância para ruídos de impacto em atividades e operações insalubres. O documento define que o ruído de impacto é aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a 1 segundo,…