Avanços no Combate ao Assédio no Trabalho Bancário: Um Passo em Direção a um Ambiente de Trabalho Saudável

O Comando Nacional das Bancárias e dos Bancários se reuniu com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para avaliar a evolução das medidas tomadas pelos bancos relacionadas ao combate ao assédio moral, sexual e outras formas de violência no trabalho bancário.

Essa reunião faz parte da negociação nacional sobre o tema e visa garantir que os bancos estejam cumprindo com as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que determinam a disponibilidade de canais para denúncias e acolhimento humanizado, campanhas internas e externas de repúdio ao assédio e disponibilização de orientações sobre as atitudes que podem ser tomadas diante desses tipos de violência.

De acordo com a Fenaban, 88% dos bancos já produziram matérias para informar e orientar os trabalhadores contra assédio moral, sexual e outras formas de violência no trabalho, e 95% dos bancos têm declarações de repúdio contra esses tipos de violência.

Além disso, a Fenaban informou que aumentou o percentual de casos resolvidos dentro de 45 dias, passando de 68,9% em 2024 para 78,3% no primeiro semestre deste ano.

O Comando Nacional também reforçou a importância de incluir o “assédio por algoritmos” na discussão, ou seja, a prática da utilização de sistemas de monitoramento, cobrança e pressão sobre o trabalhador por meio de ferramentas digitais.

Para se especializar em segurança do trabalho e contribuir para a criação de um ambiente de trabalho saudável, é fundamental buscar cursos de formação na área, como a Pós-graduação em Saúde e Segurança do Trabalho, o Curso SEJA UM Supervisor de Segurança, a Pós-graduação em Higiene e Segurança do Trabalho ou a Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.

fonte clique aqui

O Comando Nacional das Bancárias e dos Bancários se reuniu com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para avaliar a evolução das medidas tomadas pelos bancos relacionadas ao combate ao assédio moral, sexual e outras formas de violência no trabalho bancário. Essa reunião faz parte da negociação nacional sobre o tema e visa garantir que…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Definindo as variáveis globais window.apiKey = '6ccab75a-9521-4e04-92bf-53610274a3f8'; window.chatId = '19'; window.session = '';