Empresas Reforçam Programas de Saúde Mental no Ambiente de Trabalho

O tema saúde mental no ambiente de trabalho está ganhando nova dimensão e promete ser o destaque na política de benefício das empresas em 2026. Uma das razões é a Norma Regulamentadora Número 1 (NR1), instituída em maio deste ano pelo Ministério do Trabalho e que obriga as empresas – todas elas – a incluírem fatores de risco psicossociais no ambiente de trabalho no mapa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais.

A norma está em vigor desde então e as empresas que não se adequarem poderão ser multadas, a partir de maio de 2026. Por riscos psicossociais entenda-se estresse, depressão, ansiedade, sobrecarga de trabalho, burnout e uma infinidade de outras moléstias dos tempos modernos.

Para se preparar para esses desafios, é fundamental que os profissionais de recursos humanos e segurança do trabalho estejam capacitados. Existem vários cursos de formação na área, como a Pós-graduação em Saúde e Segurança do Trabalho, a Curso SEJA UM Supervisor de Segurança, a Pós-graduação em Higiene e Segurança do Trabalho e a Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Empresas como Claro, Bauducco e Accenture já estão à frente nesse sentido, oferecendo programas de saúde mental e bem-estar para seus colaboradores. A Accenture, por exemplo, tem uma política de benefícios de bem-estar que trata de saúde física, emocional, profissional e socioambiental, passando pela saúde financeira.

A Libbs, farmacêutica 100% nacional, mantém há cerca de quatro anos uma agenda estruturada de saúde mental e bem-estar no ambiente de trabalho, com um Núcleo de Cuidado que reúne médicos, psicólogos, psiquiatra, nutricionista e assistente social.

Já a VLI, há três anos, há um programa estruturado e contínuo voltado à saúde mental, que atende colaboradores e seus dependentes, oferecendo atendimento psicológico 24 horas por dia, sete dias por semana, por meio de um canal 0800 com profissionais especializados.

Com 25 mil funcionários, a Claro importou da matriz mexicana um programa voltado ao bem-estar dos trabalhadores com um cardápio bastante extenso de temas abordados, incluindo relacionamento, casamento, perdas de trabalho e violência doméstica.

fonte clique aqui

O tema saúde mental no ambiente de trabalho está ganhando nova dimensão e promete ser o destaque na política de benefício das empresas em 2026. Uma das razões é a Norma Regulamentadora Número 1 (NR1), instituída em maio deste ano pelo Ministério do Trabalho e que obriga as empresas – todas elas – a incluírem…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Empresas Reforçam Programas de Saúde Mental no Ambiente de Trabalho

Em busca de equilíbrio, empresas reforçam programas de saúde mental. A saúde mental no ambiente de trabalho deixou de ser um tema periférico e passou a ocupar posição central nas políticas de gestão de pessoas. O movimento ganhou força com a Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), em vigor desde maio, que obriga todas as empresas a incluírem riscos psicossociais no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais.

Entre os riscos que agora precisam ser oficialmente mapeados estão estresse crônico, ansiedade, depressão, burnout, sobrecarga de trabalho, assédio e ambientes organizacionais tóxicos. Apesar da exigência legal, levantamentos recentes mostram que a maioria das empresas ainda está em fase inicial de adaptação, o que acende um alerta para 2026.

Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reforçam a dimensão do problema. Segundo a agência, 31% dos brasileiros sofrem de ansiedade recorrente, com maior incidência entre jovens de 18 a 35 anos, faixa etária que concentra grande parte da força de trabalho ativa. Ansiedade e depressão figuram entre as principais causas de afastamento do trabalho por motivos de saúde.

Para lidar com esses desafios, é fundamental que as empresas invistam em programas de saúde mental e capacitação de seus colaboradores. Existem vários cursos e programas de formação que podem ajudar, como a Pós-graduação em Saúde e Segurança do Trabalho, o Curso SEJA UM Supervisor de Segurança, a Pós-graduação em Higiene e Segurança do Trabalho e a Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.

fonte clique aqui

Em busca de equilíbrio, empresas reforçam programas de saúde mental. A saúde mental no ambiente de trabalho deixou de ser um tema periférico e passou a ocupar posição central nas políticas de gestão de pessoas. O movimento ganhou força com a Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), em vigor desde maio, que obriga todas as empresas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Definindo as variáveis globais window.apiKey = '6ccab75a-9521-4e04-92bf-53610274a3f8'; window.chatId = '19'; window.session = '';