Manual do MTE sobre Riscos Psicossociais: Um Guia para a Segurança do Trabalho
A partir de maio, as empresas terão de avaliar riscos à saúde mental nos planos de segurança e saúde no trabalho. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) prepara um manual para auxiliar as empresas na identificação e gestão de riscos psicossociais, que devem ser avaliados na definição de seus planos de segurança e saúde no trabalho.
A exigência foi estabelecida pela atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), publicada no fim do ano passado. Segundo a nova redação, ao formular o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), além de ameaças relacionadas a acidentes, fatores ergonômicos e agentes físicos, químicos ou biológicos, as companhias precisam considerar questões que podem impactar a saúde mental dos funcionários.
Para se preparar para essas mudanças, é importante que os profissionais da área de segurança do trabalho busquem capacitação e atualização. Existem vários cursos de formação na área, como a Pós-graduação em Saúde e Segurança do Trabalho, a Curso SEJA UM Supervisor de Segurança, a Pós-graduação em Higiene e Segurança do Trabalho e a Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.
O manual do MTE deve ser publicado antes do fim do prazo dado às empresas e trará orientações gerais sobre o tema, mas não apresentará uma “receita” para conduzir as avaliações.
fonte clique aqui
A partir de maio, as empresas terão de avaliar riscos à saúde mental nos planos de segurança e saúde no trabalho. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) prepara um manual para auxiliar as empresas na identificação e gestão de riscos psicossociais, que devem ser avaliados na definição de seus planos de segurança e saúde…