Saúde Mental no Ambiente de Trabalho: Desafios e Oportunidades

O governo federal adiou por 90 dias a entrada em vigor das mudanças na Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) que ampliam a responsabilidade das empresas quanto à saúde mental dos trabalhadores. Essa decisão foi anunciada após reunião entre o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, com representantes patronais e sindicais.

A NR-1, atualizada em 2024, inclui fatores psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), exigindo que as empresas identifiquem e previnam situações como estresse crônico, burnout, assédio moral, isolamento e sobrecarga mental. Além disso, estabelece uma conexão direta entre o PGR e a Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT), reconhecendo transtornos como depressão e ansiedade como riscos ocupacionais.

Com o adiamento, o governo pretende discutir formas de tornar a aplicação da NR-1 mais clara e viável. O novo prazo deve ser usado para revisar materiais técnicos e orientar empresas sobre as práticas esperadas. Isso inclui o mapeamento de causas de sofrimento mental ligadas ao trabalho, o que pode ser um desafio para muitas organizações.

Para enfrentar esses desafios, é fundamental que as empresas invistam na formação de seus profissionais. Cursos como a Pós-graduação em Saúde e Segurança do Trabalho, o Curso SEJA UM Supervisor de Segurança, a Pós-graduação em Higiene e Segurança do Trabalho e a Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho podem oferecer as ferramentas necessárias para lidar com essas questões.

Além disso, a discussão sobre a saúde mental no ambiente de trabalho também está presente no projeto de lei 4479/2024, que propõe medidas obrigatórias de promoção à saúde mental em empresas com mais de 50 empregados. Isso inclui sessões psicológicas gratuitas, campanhas internas e treinamentos para lideranças, além de canais de denúncia anônima e flexibilização de jornada para quem tiver diagnóstico psicológico.

fonte clique aqui

O governo federal adiou por 90 dias a entrada em vigor das mudanças na Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) que ampliam a responsabilidade das empresas quanto à saúde mental dos trabalhadores. Essa decisão foi anunciada após reunião entre o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, com representantes patronais e sindicais. A NR-1, atualizada em 2024, inclui…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Definindo as variáveis globais window.apiKey = '6ccab75a-9521-4e04-92bf-53610274a3f8'; window.chatId = '19'; window.session = '';