Saúde Mental no Trabalho: Um Novo Paradigma
A partir de maio, as empresas brasileiras de todos os portes terão que incorporar programas voltados para a saúde mental de todos os seus colaboradores. Essa mudança é decorrente da atualização da Norma Regulamentadora n.º1 (NR-1) promovida pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), que afirma a necessidade de ambientes empresariais e corporativos serem mais seguros e saudáveis.
De acordo com a proposta, é preciso amplificar a segurança do trabalho no que diz respeito aos riscos psicossociais, como o estresse excessivo, jornadas prolongadas, pressão por resultados e assédio. Além disso, as empresas devem implementar avaliações contínuas no ambiente laboral e estabelecer estratégias preventivas eficazes, incluindo a criação de canais de comunicação abertos, programas de apoio psicológico e iniciativas que promovam um clima organizacional positivo.
Para aqueles interessados em se especializar na área de saúde e segurança do trabalho, existem vários cursos de formação disponíveis, como a Pós-graduação em Saúde e Segurança do Trabalho, Curso SEJA UM Supervisor de Segurança, Pós-graduação em Higiene e Segurança do Trabalho e Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.
fonte clique aqui
A partir de maio, as empresas brasileiras de todos os portes terão que incorporar programas voltados para a saúde mental de todos os seus colaboradores. Essa mudança é decorrente da atualização da Norma Regulamentadora n.º1 (NR-1) promovida pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), que afirma a necessidade de ambientes empresariais e corporativos serem mais…