Empresas do Espírito Santo Já Monitoram a Saúde Mental de Funcionários: Medidas e Benefícios

Atendimento psicológico por telefone 24 horas, palestras, incentivo ao autocuidado e avaliação de riscos psicossociais já fazem parte da rotina de várias empresas sediadas no Espírito Santo. As iniciativas têm como objetivo evitar que os trabalhadores adoeçam, uma vez que a saúde mental no ambiente de trabalho ganhou destaque nos últimos anos, se tornando essencial para o bem-estar dos colaboradores.

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), transtornos como ansiedade e depressão estão entre as principais causas de afastamento no trabalho. Com isso, as empresas serão obrigadas a implementar planos de saúde mental e avaliar riscos psicossociais dos seus trabalhadores, como estresse, assédio e carga mental excessiva, entre outros pontos.

No Espírito Santo, algumas empresas já têm a preocupação com a saúde mental de seus colaboradores e já estão prontas para cumprir a nova regra. É o caso da Suzano, que conta com o Tele Faz Bem, programa de apoio emocional, psicológico, físico, nutricional, jurídico e social, por meio de um 0800.

Para a coordenadora de qualidade de vida e ergonomia da Suzano, Denise Napolitano Alegrette, o bem-estar e a saúde integral dos colaboradores é fundamental para a construção de um ambiente de trabalho saudável, produtivo e seguro.

Além disso, existem cursos e pós-graduações que podem auxiliar os profissionais a entender melhor a importância da saúde mental no ambiente de trabalho, como a Pós-graduação em Saúde e Segurança do Trabalho, a Curso SEJA UM Supervisor de Segurança, a Pós-graduação em Higiene e Segurança do Trabalho e a Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Esses cursos podem oferecer conhecimentos valiosos sobre como implementar medidas de prevenção e promoção da saúde mental no ambiente de trabalho, além de fornecer ferramentas para identificar e mitigar riscos psicossociais.

fonte clique aqui

Atendimento psicológico por telefone 24 horas, palestras, incentivo ao autocuidado e avaliação de riscos psicossociais já fazem parte da rotina de várias empresas sediadas no Espírito Santo. As iniciativas têm como objetivo evitar que os trabalhadores adoeçam, uma vez que a saúde mental no ambiente de trabalho ganhou destaque nos últimos anos, se tornando essencial…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Definindo as variáveis globais window.apiKey = '6ccab75a-9521-4e04-92bf-53610274a3f8'; window.chatId = '19'; window.session = '';